04 - Personalizando Configurações de DNS

Voltar para o Índice

Através do Plesk, um usuário pode personalizar configurações de DNS para cada domínio criado. O administrador das contas também pode permitir que seus clientes (usuários de domínio) realizem suas próprias configurações de DNS. Entretanto, é importante que o cliente possua um bom conhecimento sobre DNS para poder realizar qualquer alteração.

OBSERVAÇÃO

Configurações incorretas resultam no mal funcionamento dos serviços de web, e-mail e FTP.

Tipos de Registros DNS

Existem 5 tipos acessíveis de registros DNS:
A = Adress - Este registro é utilizado para traduzir nomes de hosts para endereços IP.

CNAME = Canonical Name - Utilizado para criar nomes de hosts adicionais ou apelidos para hosts no domínio.

NS = Name Server - Define uma associação entre o nome do domínio e os servidores de nomes que armazenam as informações para o domínio. Um domínio pode estar associado à inúmeros servidores de nome.

MX = Mail Exchange - Define um local onde os e-mails para o domínio devem ser entregues.

PTR = Pointer - Define o endereço IP e o nome de hosts individuais no domínio. Traduz endereços IP em nomes de hosts.

Alterando Configurações de DNS

O Plesk já possui sua configuração padrão de DNS. Para alterá-las, siga os passos:
  1. Na tela de Administração de Domínio, clique em "DNS".

  2. O status do DNS indica se está Ativado ou Desativado.
  3. Para adicionar uma nova entrada no DNS, selecione o tipo de registro que deseja criar e clique em Adicionar. Cada tipo de registro tem sua própria configuração. Ao criar novas entradas no DNS com uma zona específica, o nome da zona deve estar presente para todas as entradas. O Plesk mantém certos campos não-modificáveis para evitar possíveis erros em relação à zona.

  4. Para remover um registro DNS, marque sua respectiva caixa de seleção e clique em "Remover Selecionados". Será solicitada a confirmação da exclusão.
Na tela de Configurações de DNS, você pode alterar o tipo da zona DNS de master para slave.

Para isso, siga os passos:
  1. Clique no ícone "Trocar". A página de propriedades irá abrir e o tipo de zona será alterado para slave.

  2. Insira o endereço IP do servidor master no respectivo campo e clique em "Adicionar". O novo servidor DNS master será imediatamente adicionado a sua lista de servidores master.

  3. Para remover um registro de servidor DNS master, marque a respectiva caixa de seleção e clique em "Remover Selecionados".
Para voltar a configuração de tipo de zona para master, clique novamente no botão "Trocar". Você irá retornar à tela de configurações de DNS.

Para restaurar a zona DNS utilizando o modelo padrão, voc pode selecionar o IP da caixa de seleção, adicionar o prefixo www se necessário, e clicar no botão "Padrão" para restaurar as configurações definidas como padrão.