05 - Gerenciando E-Mail

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Com o Plesk, você pode criar e gerenciar contas de e-mail dentro dos domínios, e seus clientes podem acessar as mesmas opções com o login de administrador de domínio. Estão disponíveis as seguintes ferramentas de administração de e-mail:

Gerenciando Nomes de E-mail

Ao criar contas de e-mail, elas estarão acessíveis através dos protocolos POP3 ou IMAP. A criação de um e-mail é bem simples, necessitando apenas que seja inserido o nome do e-mail e a senha.
Na tela de Administração do Domínio, clique em email "E-Mail".


A partir desta página, você pode habilitar/desabilitar o serviço de e-mail para esse domínio. Para isso, clique em "Ativar" ou "Desativar".

Você pode também permitir/bloquear acesso ao Webmail e especificar a ação do servidor no caso de e-mails enviados para usuários inexistentes no domínio:
  1. Clique em "Preferências"

  2. Para e-mails enviados à usuários não existentes, você pode escolher as seguintes opções;


  3. Se quiser utilizar uma interface web para acessar os e-mails, marque a opção WebMail. Dessa forma você poderá acessar os e-mails através do endereço http://webmail.dominio.com.br ou clicando no ícone WebMail na tela de propriedades do E-Mail.

  4. Clique em "OK" para confirmar as alterações.

Para adicionar uma nova conta de e-mail, siga os passos:
  1. Clique em "Adicionar Endereço de E-mail". A tela de criação irá abrir:



  2. Insira o nome desejado no respectivo campo e especifique uma senha que também será utilizada pelo usuário para acessar o painel de controle.

  3. Para permitir o acesso do usuário de e-mail ao painel de controle, marque a respectiva opção, e selecione a interface e o tema que serão utilizados nas sessões do usuário. Marque a opção "Permitir múltiplas sessões" para que o mesmo login possa ser utilizado simultâneamente por duas sessões.

  4. Para criar uma caixa de mensagens, marque a respectiva opção e especifique a quota. Se quiser, pode habilitar o serviço Anti-Spam.

  5. Clique em "OK" para confirmar.
Após a criação da conta de e-mail, ela aparecerá listada na tela do serviço de e-mail, acompanhada por 7 ícones: Esses ícones são exibidos em cinza quando seus serviços correspondentes não estão ativos. Para editar as configurações de determinada conta de e-mail, apenas clique no ícone desejado.

Para alternar a exibição de apelidos para as contas de e-mail na lista, clique em "Mostrar aliases" ou "Ocultar aliases".

Para remover um ou mais contas de e-mail, marque as respectivas caixas de seleção e clique em "Remover Selecionados".

Habilitando Serviços de E-Mail

Ao clicar no nome de uma conta de e-mail, você acessa a tela de propriedades do mesmo, que permite a configuração de qualquer combinação de serviços para essa conta: apelidos (aliases), caixa de mensagens, redirecionamentos, grupos de e-mail, auto-resposta, filtro anti-spam e anti-vírus.

Caixa de Mensagens

Utilizando esta função, você pode configurar uma quota de espaço em disco e habilitar filtragem de spam:
  1. Na tela de propriedades do e-mail, clique no ícone "Caixa de Mensagens"

  2. Para habilitar a caixa de mensagens, marque a caixa de seleção correspondente

  3. Para configurar a quota, selecione "Padrão do domínio" para ajustar o limite de acordo com o que é disponibilizado ao domínio, ou então escolha "Informe o tamanho" e insira o valor em Kilobytes para a caixa de mensagens. Observe que o tamanho personalizado não pode exceder o limite estabelecido para o domínio.

  4. Se quiser habilitar a proteção anti-spam, marque "Habilitar filtro anti-spam"

  5. Clique em "OK" para confirmar.

Uma vez que o recurso é habilitado, o ícone de caixa de mensagens aparecerá colorido na tela de configurações da conta de e-mail.

Gerenciando Redirecionamento de E-Mails

Você pode encaminhar ou redirecionar e-mails de uma caixa de mensagens para outro endereço de e-mail. Criando um redirecionamento de e-mail ou um apelido, as mensagens são enviadas para outra caixa de mensagens sem a necessidade de que o remetente saiba o novo endereço. Os e-mails podem ser redirecionados até mesmo para um endereço fora do domínio. Use esta ferramenta para: Para ativar e configurar um redirecionamento, siga os passos:
  1. Na tela de propriedades da conta de e-mail, clique no ícone "Redirecionar"

  2. Marque a caixa de seleção e insira o endereço para o qual os e-mails serão redirecionados

  3. Clique em "OK" para confirmar
Uma vez ativado, o ícone de redirecionamento aperecerá colorido na tela principal da conta de e-mail.

Gerenciando Grupos de E-Mail

Um grupo de e-mails é uma lista de várias contas de e-mail unidas sob um único endereço de e-mail. Esta ferramenta habilita o envio de uma mensagem para diversos endereços ao mesmo tempo. Por exemplo: se quiser enviar a mesma mensagem para 5 pessoas do departamento de suporte, você pode criar um grupo de e-mail com o nome "Suporte" que inclui os endereços individuais dos 5 membros do departamento. Quando uma mensagem é enviada para o grupo "Suporte", ela é encaminhada automaticamente para todos os membros, sem a necessidade de saber quais são endereços de cada um deles, apenas o endereço do grupo. Basicamente, os grupos de e-mail ajudam a economizar tempo e poupam trabalho. Para habilitar e configurar essa ferramenta, siga os passos:
  1. Na tela de propriedades da conta do e-mail, clique no ícone "Grupo de e-mail"

  2. Antes de habilitar o grupo de e-mail, é necessário adicionar pelo menos um membro. Clique em "Adicionar Membro"

  3. Insira o endereço externo desejado e/ou selecione um ou mais contas de e-mail do domínio utilizando as caixas de seleção. Clique em "OK".

    OBSERVAÇÃO

    Membros do grupo podem ser e-mails externos (contas que não são do mesmo domínio) ou contas do mesmo domínio.

  4. Os endereços selecionados irão aparecer na lista de membros do grupo na tela de propriedades da conta

  5. Para excluir um ou mais membros do grupo, marque as respectivas caixas de seleção e clique em "Remover Selecionados"
Uma vez habilitado, o ícone do grupo de e-mail aparecerá colorido na tela principal da conta de e-mail.

Clicando no botão "Grupos" você irá acessar a tela de Gerenciamento de Grupos de E-Mail.

Todos os grupos criados para o domínio são exibidos nesta página, e duas listas são apresentadas: a lista de grupos de e-mail aos quais a conta atual pertence se localiza no lado direito da tela, e à esquerda está a lista de grupos de e-mail disponíveis.
Clique em "Nível Superior" para retornar à tela de propriedades da conta de e-mail.

Habilitando Filtro Anti-Vírus Para Caixas de Mensagens

Você pode ativar o scanner anti-vírus em determinada conta de e-mail para funcionar de três maneiras diferentes, conforme listado abaixo:
Quando a filtro é ativado, todas as mensagens contendo vírus são barradas.

Para ativar o filtro, siga os passos:
  1. Na tela de propriedades da conta de e-mail, clique em "Dr. Web". A tela de preferências do anti-vírus irá aparecer:



  2. Selecione um dos modos de verificação e clique em "OK"

Realizando Operações em Grupo nas Contas de E-Mail

Em casos que você precise realizar determinada alteração em várias contas de e-mail, você pode utilizar a função de Operações em Grupo, que foi criada para simplificar a administração de várias contas simultâneamente. Usando esta ferramenta você pode selecionar um número de contas de e-mail e ativar proteção anti-vírus para todas, em apenas uma operação. Dessa forma não é necessário selecionar cada conta e editar uma a uma.

Para realizar operações em grupo, siga os passos:
  1. Na lista de contas de e-mail, selecione as quais você quer modificar marcando suas respectivas caixas de seleção

  2. Clique no ícone "Operações em Grupo"

  3. Para habilitar determinado serviço, selecione a opção correspondente na coluna "Habilitar". Para desabilitar determinado serviço, marque a opção "Desabilitar". Se não quiser modificar determinado serviço, selecione a opção da coluna "Não alterar"

  4. Clique em "OK" para aplicar as alterações