04 - Personalizando Configurações de DNS
Voltar para o Índice
Através do Plesk, um usuário pode personalizar configurações de DNS para cada domínio criado. O administrador das contas também pode permitir que seus clientes (usuários de domínio) realizem suas próprias configurações de DNS. Entretanto, é importante que o cliente possua um bom conhecimento sobre DNS para poder realizar qualquer alteração.
OBSERVAÇÃO
Configurações incorretas resultam no mal funcionamento dos serviços de web, e-mail e FTP.
Tipos de Registros DNS
Existem 5 tipos acessíveis de registros DNS:
- A = Adress - Este registro é utilizado para traduzir nomes de hosts para endereços IP.
- CNAME = Canonical Name - Utilizado para criar nomes de hosts adicionais ou apelidos para hosts no domínio.
- NS = Name Server - Define uma associação entre o nome do domínio e os servidores de nomes que armazenam as informações para o domínio. Um domínio pode estar associado à inúmeros servidores de nome.
- MX = Mail Exchange - Define um local onde os e-mails para o domínio devem ser entregues.
- PTR = Pointer - Define o endereço IP e o nome de hosts individuais no domínio. Traduz endereços IP em nomes de hosts.
Alterando Configurações de DNS
O Plesk já possui sua configuração padrão de DNS. Para alterá-las, siga os passos:
- Na tela de Administração de Domínio, clique em
"DNS".
- O status do DNS indica se está Ativado ou Desativado.
- Se quiser ativar ou desativar o DNS para este domínio, clique em
"Ativar" ou
"Desativar"
- Desativar aFor a PTR record you will first enter the IP address/mask for which you wish to define the pointer. Then enter the appropriate domain name for this IP to be translated to. Select OK to submit your entry. zona de DNS irá recarregar a página, exibindo apenas uma lista dos servidores de nomes
- Se você está rodando um DNS remoto e deseja desativar o DNS para esse domínio, você primeiro deve criar os registros NS apropriados para o domínio e remover qualquer outro registro NS que tenha sido criado por padrão. Após fazer essas alterações, desative o DNS. Você verá que os servidores DNS permanecem listados como um link.
- Você pode realizar um teste nos servidores de nome selecionando qualquer um deles. Ao selecionar qualquer servidor de nome, será realizado um NSLookup para verificar se os registros DNS para seu domínio constam naquele servidor de nomes. NSLookup é utilizado para verificar o registro A do domínio, o registro CNAME para www e o registro MX para garantir que essas entradas são corretamente resolvidas no servidor de nomes remoto. Os resultados são interpretados e apresentados através da interface do usuário.
- Para adicionar uma nova entrada no DNS, selecione o tipo de registro que deseja criar e clique em Adicionar. Cada tipo de registro tem sua própria configuração. Ao criar novas entradas no DNS com uma zona específica, o nome da zona deve estar presente para todas as entradas. O Plesk mantém certos campos não-modificáveis para evitar possíveis erros em relação à zona.
- Para um registro A você precisa inserir o nome do domínio para o qual deseja criá-lo. Se você está simplesmente definindo um registro A para seu domínio principal, você deve deixar o campo em branco. Se estiver definindo um registro A para um servidor de nome, então você precisará inserir a entrada apropriada (por exemplo: dns1). Insira também o endereço IP para ser associado ao nome do domínio. Clique em "OK" para confirmar.
- Para um registro NS você precisa inserir o nome do domínio para o qual deseja criá-lo. Se você está simplesmente definindo um registro NS para seu domínio principal, você deve deixar o campo em branco. Então insira o nome no respectivo campo. O nome deve ser inserido por completo (por exemplo: dns1.meuservidordenome.com.br). Clique em "OK" para confirmar.
- Para um registro MX você precisa inserir o nome do domínio para o qual deseja criá-lo. Para o domínio principal, simplesmente deixe o respectivo campo em branco. Você então precisará inserir seu Mail Exchanger, que seria o nome do servidor de e-mail. Se você estiver rodando um servidor de e-mail remoto chamado "mail.meudominio.com.br" você precisará apenas inserí-lo no campo apropriado. Você também precisará ajustar a prioridade para este servidor. Selecione a prioridade através da caixa de seleção: 0 sendo a mais alta e 50 sendo a mais baixa. Lembre-se que você também precisará inserir o registro A apropriado e o registro CNAME se necessário para o servidor de e-mail remoto. Clique em "OK" para confirmar.
- Para um registro CNAME você primeiro precisa inserir o apelido que será criado. Depois deve ser inserido o nome do domínio para o qual será criado o apelido. Qualquer domínio pode ser inserido, já que ele não necessita estar no mesmo servidor. Clique em "OK" para confirmar.
- Para um registro PTR você primeiro precisa inserir o endereço/máscara de IP para o qual quer definir o ponteiro. Então insira o nome de domínio apropriado para esse IP ser traduzido. Clique em "OK" para confirmar.
- Para remover um registro DNS, marque sua respectiva caixa de seleção e clique em "Remover Selecionados". Será solicitada a confirmação da exclusão.
Na tela de Configurações de DNS, você pode alterar o tipo da zona DNS de master para slave.
Para isso, siga os passos:
- Clique no ícone
"Trocar". A página de propriedades irá abrir e o tipo de zona será alterado para slave.
- Insira o endereço IP do servidor master no respectivo campo e clique em "Adicionar". O novo servidor DNS master será imediatamente adicionado a sua lista de servidores master.
- Para remover um registro de servidor DNS master, marque a respectiva caixa de seleção e clique em "Remover Selecionados".
Para voltar a configuração de tipo de zona para master, clique novamente no botão
"Trocar". Você irá retornar à tela de configurações de DNS.
Para restaurar a zona DNS utilizando o modelo padrão, voc pode selecionar o IP da caixa de seleção, adicionar o prefixo www se necessário, e clicar no botão "Padrão" para restaurar as configurações definidas como padrão.